sexta-feira, 2 de abril de 2010

IMAGINANDO...

ESTE TEXTO FOI ESCRITO EM OUTUBRO DE 2009

Estou num avião, indo de Belém para o Rio de Janeiro e de lá para Campinas.
Hoje um sonho começou a realizar-se. O sonho de rever minha terra natal.
O que eu vejo pela janelinha de onde estou sentada?
Acima vejo um céu azul, uma imensidão!
Abaixo vejo terra. Alguma porção delas, são terras cultivadas, pelo aspecto do lelevo, algumas montanhas.
Algumas áreas cobertas de árvores! Será o resto de alguma floresta?
A maior parte dela aparenta ser de vegetação rasteira.
Pergunto a mim mesma, será o cerrado? Algum planalto? Não sei!
Não vejo cidade, nem vila ou vilarejo. Atrás vi um local com aspecto de um vilarejo. Três ou quatro ruas cortadas por outras tantas!
Imagino como dever ser a cidade onde moro vista de cima! Lá no Pará a área era bem arborizada!
As nuvens agora estão bem raras. Apenas um leve camada delas!
Neste exato momento a área que estamos sobrevoando não tem nenhuma nuvem. O dia promete um sol causticante. Não vejo casas. Vejo no relevo algumas sinuosidades que eu imagino que sejam rios ou riachos!
Estranho, mas parece que as árvores foram todas retiradas!
Agora vejo áreas cultivadas! Algumas casas espalhadas aqui e ali!
Parece uma colcha de retalhos! Você já viu uma colcha de retalhos? Cada pedaço de um pano de cores diferentes. É assim que eu vejo o solo lá embaixo!
Parece que uma criança pegou uma folha de papel e nela fez retângulos, quadrados, losangos, círculos, semi círculos, linhas paralelas, todas elas belas, curvas sinuosas, brincando com a régua e o compasso!
Depois pintou cada uma dessas figuras de uma cor. Váras tonalidades de marrom, do verde, ocre...
Neste momento predomina o marrom. Será que já foi colhido o grão que é vida, que alimente e a terra está preparada para um novo plantio?
Dei uma cochilada e agora vejo um vilarejo. Voltou novamento os desenhos do menino!
Fico tentando descobrir que Estado do Brasil, estamos sobrevoando!
O que eu posso dizer que sobre ele não existe área nativa!
Agora as nuvens apareceram, um pouco aqui... outro ali! São tão suaves que parece que são pedaços de algodão jogados aqui e ali!
Muito interessante ver as coisas aqui de cima e fico imaginando como será ver a Terra da nuvem que estaremos indo para o céu!
Qual vai ser o tamanho dessa nuvem? Será uma nuvem só? Luminosa?
Eu não sei como ela será, mas sei que desejo estarlá!
Vai ser muito bom, que nem dá para acreditar! Você quer está nela também?
O convite está feito, é pegar ou largar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário